Oficina Mecânica

Nessa área vamos abordar as partes mecânica dos veículos e entender o seu funcionamento bem como sua aplicação no setup do seu carro.

Os principais pontos a serem abordados serão os freios, suspensão, direção, transmissão, Pneus e Particularidades de cada veículo.

Vamos abordar os parâmetros menos compreendidos de ajuste de um Carro de Corrida, e como eles afetam o controle do mesmo.

Você encontrará DICAS e SUGESTÕES de como obter melhores resultados com seu carro através de informações sobre os principais ajustes e da abordagem de técnicas de pilotagem, e não FÓRMULAS MÁGICAS que farão o seu carro invencível. Você terá que ter muita paciência e dedicação em treinos para conseguir colocá-las em prática.

As técnicas a serem apresentadas foram baseadas em textos de livros e revistas especializadas em automobilismo e adaptadas para o Live for Speed (LFS). Portanto, as análises e sugestões aqui apresentadas terão como base a configuração do jogo sem NENHUMA AJUDA LIGADA, e a utilização de um volante com as funções ASSISTÊNCIA DE FRENAGEM, CAMBIO AUTOMÁTICO e EMBREAGEM AUTOMÁTICA desligadas, que tornam o jogo muito mais próximo à experiência real de pilotagem (usuários de teclado/joystick e/ou de alguma das referidas ajudas terão que adaptar algumas informações à sua maneira preferida de jogar).

Vale ressaltar que os inúmeros SETUPS disponíveis na Internet só surtirão o efeito esperado se você realizar o MESMO tipo de condução que o seu criador original e utilizar um carro com as mesmas configurações de potência, fator de aderência e peso.

Há um problema final, o fator humano. Seu carro pode fazer uma curva constante suavemente, mas curvas são raramente constantes, eles normalmente são levados a frear ou acelerar, ou esterçar o volante em quantidades diferentes.

Até mesmo você também não é constante. O modo que você dirige em um circuito é diferente de todo o mundo. Você freia de um único modo sem igual, gira o volante a um certo ponto, retoma potência diferentemente.

A velocidade com que você esterça o volante e como áspera ou suavemente você trata o carro, todas estas coisas o fazem sem igual.

Ajustando o Setup

Ajustando o Setup

Como o SETUP de um carro é intimamente influenciado pelo estilo de pilotagem, acreditamos ser de extrema importância um piloto saber fazer ele mesmo este serviço. Negar-se a aprender os fundamentos de ajuste, implicará em nunca ter a possibilidade de competir nos níveis de dificuldade mais altos (e mais realistas).

 

Se você é iniciante no jogo, é EXTREMAMENTE aconselhável ler TODO o manual ANTES destas dicas, pois aqui é admitido que o piloto já saiba as noções básicas sobre o jogo.

Cada piloto tem suas próprias preferências de pilotagem e ajustes e, assim, um ajuste excelente para um piloto pode não produzir os mesmos resultados para outro.

Acertar um carro é um exercício de compensações, cada aspecto afeta todos os demais! Lembre-se que, se você tentar alguma coisa e ela não funcionar, o resultado ainda será positivo, porque, no mínimo, você saberá que aquela solução poderá ser desconsiderada por um processo de eliminação.

Para o piloto iniciante, o ajuste do carro parecerá muito complexo à primeira vista. Não se preocupe! Aceite o ajuste atual, aprenda a dirigir em velocidade pelos circuitos, depois volte a acertar o carro a seu gosto. Não ajuste mais de um item por vez antes de testar cada um deles numa sessão de treino. Só assim você notará a diferença no desempenho.

Cada um dos vários circuitos é único, portanto é necessário ajustar seu carro à combinação correta de suspensão, relações de marchas e balanceamento de freios para cada pista. Estude os traçados e examine com atenção todas as anotações e descrições dos circuitos; isso lhe dará uma indicação do tipo de ajuste de carro necessário, mas não há substituto para a experiência.

Experimente dar algumas voltas com diferentes ajustes para ter uma ideia de como o carro está se comportando nas curvas e nas retas. Compare seu desempenho com o de outros carros, volte para os boxes, faça novos ajustes e experimente de novo.

Clique aqui e veja as postagens