Academia de Pilotos

Nessa área vamos apresentar dicas de pilotagem, análise de tempo e testes práticos, afim de melhorar a sua performance na pista.

Qualquer um pode dirigir um carro em alta velocidade. Você sai dos boxes, põe o carro em uma reta e pisa fundo no acelerador até chegar ao giro máximo do motor até a última marcha. E lá estará você, voando baixo. O problema é que não há muitas pistas constituídas apenas de uma longa reta. Na maioria das pistas, se você correr demais, sua corrida acabará na caixa de brita. É por isso que os pilotos profissionais falam em ser “rápidos” e não simplesmente “velozes” – “rapidez” é a aplicação controlada da velocidade num circuito de corrida. Para dirigir um carro com “rapidez”, você precisa de três coisas:

  • Um carro rápido;
  • Conhecimento da melhor rota do circuito;
  • Habilidade para pilotar o carro em seus limites.

Mas o que esses itens significam e como eles são obtidos?

Pilotando no Live for Speed

Pilotando no Live for Speed

Um carro rápido geralmente tem um motor com potência relativamente alta, baixo arrasto aerodinâmico total e um acerto bem equilibrado de suspensão, conjunto de transmissão e itens aerodinâmicos. Algumas dessas características são definidas pelo projetista e não podem ser alteradas, mas outras podem ser ajustadas pelo piloto de modo a obter o melhor desempenho.

 

A melhor trajetória a seguir dentro do circuito é determinada pelo layout das curvas e retas. Porém, um carro rápido seguindo a melhor trajetória no circuito não terá um desempenho muito bom se não for pilotado corretamente e no limite. Este é um conceito importante e significa que é fundamental que você, o piloto, desenvolva seu estilo de pilotagem e o domínio do carro, ao mesmo tempo que aprende como ajustar sua máquina. O ajuste deve ser adequado a seu estilo de pilotagem, da mesma forma que seu estilo deve se adequar ao ajuste. Não existem dois pilotos exatamente iguais e, assim, seus ajustes ideais podem ser diferentes. Além disso, sempre é possível aperfeiçoar seu modo de pilotar ou o ajuste do carro para obter mais velocidade, nem que seja apenas para melhorar o tempo em um milésimo de segundo!

Descobrir como dirigir seu carro no limite é um processo desafiador e gratificante. Durante freadas, curvas e acelerações, o carro estará sempre prestes a patinar, rodar ou perder tração nas rodas. De uma maneira geral, o termo para isso é “perder aderência”, pois tais ocorrências têm tudo a ver com a aderência do pneu à superfície da pista. Será interessante examinar de forma mais detalhada a questão da aderência dos pneus, uma vez que isso é fundamental para o resto da seção.

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