Avaliação da dinâmica de um veículo.

Parte do desafio dos simuladores de corrida está em saber regular seu carro. O setup dos carros varia entre simuladores em termos de dificuldade e número de opções, mas há alguns pontos em comum que todos deveriam ter um pouco de conhecimento. Familiaridade com os fundamentos abaixo é essencial para desenvolver ajustes sem levar em consideração seu simulador escolhido.

Todos os veículos de quatro rodas que esterçam as rodas dianteiras têm basicamente a mesma dinâmica, um Indycar, um Fórmula Um, um carro esporte, um sedan familiar, um caminhão de entulho, etc. Nós focalizaremos aqui os princípios básicos aplicados em carros de corridas.

Em todos os veículos, a força produzida pela fricção dos pneus contra o solo é usada para alterar a velocidade do carro e a sua direção.  Estas alterações são chamadas aceleração, esterçamento, e frenagem. Nos carros de corrida modernos, há dois fatores que contribuem com esta força: grip mecânico e grip aerodinâmico.

Frenagem e Aceleração

Frenagem e Aceleração

Para desenvolver um bom carro de corrida, temos que desenvolver grip máximo em todas as situações, com um mínimo de arrasto. Isto nos beneficiará com velocidades mais elevada nas curvas e retas. Obviamente não podemos ter ambos, assim para cada circuito nós precisamos achar a combinação ideal entre velocidade em curvas e velocidade máxima; em circuitos curtos, torcidos, seremos mais rápidos com um carro que dá prioridade às curvas, enquanto em circuitos com longas retas seremos mais rápido com um carro que sacrifica as curvas para oferecer maior velocidade máxima nas retas.

Nós também queremos que o carro seja equilibrado para facilitar o controle; quer dizer, quando o carro alcançar o limite de aderência, pretendemos que os pneus dianteiros e traseiros comecem a deslizar ao mesmo tempo, à mesma taxa. Se o carro não for equilibrado, ou os pneus dianteiros começarem a deslizar primeiro, nós deslizaremos para fora da curva, ou os pneus traseiros começarem a deslizar primeiro, o carro girará.

 

Nós também queremos um carro que perdoe nossos erros. Isso significa que seu comportamento seja previsível e consistente, e quando começar a deslizar, que seja progressivo em lugar de súbito. Nós gostaríamos que o carro inicie a deslizar suavemente, com alguma advertência, e deslize bastante antes de ficar incontrolável.

Todos estas coisas requerem negociação. Vamos abordar como nós podemos separar os vários fatores modificáveis nas partes que afetam esterçamento, frenagem, e aceleração, assim podemos ter uma base para trabalhar no desenvolvimento do setup de nosso carro de corrida para um determinado circuito.

Definições

Grip aerodinâmico é a aderência extra provida pelo downforce adicional criado pela corrente de ar que passa pela carroceria, pelas asas, no caso de Indycars, Fórmula Um, e protótipos.

Tração refere-se a aderência disponível durante aceleração.

Sub-Esterçamento (Understeer) é a condição na qual os pneus dianteiros estão deslizando mais que os traseiros. O carro tem a tendência em ir reto, não importa quanto nós esterçamos o volante.

Sub-Esterçamento

Saindo de Dianteira

Sobre-Esterçamento (Oversteer) é a condição na qual os pneus traseiros estão deslizando mais que os dianteiros. A traseira do carro está saindo; se nós não corrigirmos com alguma correção no sentido oposto (opposite lock), o carro girará.

Saindo de Traseira

Saindo de Traseira

Opposite lock significa esterçar o volante na direção contrária a que o carro está deslizando. Se você está em uma curva a direita, e a traseira começa a escorregar (fechando ainda mais a curva) então você deve contraesterçar o volante para corrigir e, talvez, impedir o carro de girar.

Opposite lock

Opposite lock

Câmber refere-se ao ângulo de inclinação da roda e pneu em relação a linha central vertical do carro. Câmber negativo significa que o topo das rodas possuem uma inclinação para dentro em relação ao linha central do carro.

Ajuste quando a temperatura nas extremidades externa e interna de pneu diferirem;

  • Se temperatura externa do pneu estiver muito quente use mais camber negativo,
    (também verifique ajustes de pressão de pneu).
Use se a temperatura externa estiver alta

Aplique se a temperatura externa estiver alta

  • Se temperatura interno do pneu estiver muito quente use mais camber positivo (também verifique ajustes de pressão de pneu).
Use se a temperatura interna estiver alta

Aplique se a temperatura interna estiver alta

Sobre gilhenrique

Administrador do site, analista de sistemas e entusiastas em mecânica e preparação de veículos automotores.
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