Grip mecânico

Grip mecânico é a aderência provida pelos pneus em contato com o solo. Esta aderência é influenciada por vários fatores como: pressão de pneu, composição de pneu, ângulo do pneu em relação ao solo (conhecido como câmber). A porcentagem do peso de veículo em um determinado pneu também é um fator crítico.

Para desenvolver um bom carro de corrida, precisamos desenvolver grip máximo em todas as direções, com um mínimo de arrasto aerodinâmico. Para isto, temos que considerar grip mecânico separadamente de grip aerodinâmico.

“Enquanto fatores aerodinâmicos afetam as curvas principalmente a velocidades altas, fatores mecânicos tem efeito nas curvas em todas as velocidades.”

Os efeitos do grip mecânico são mascarados nas altas velocidades pelo downforce aerodinâmico, nós geralmente examinamos os fatores que afetam grip mecânico em hairpins e curvas lentas. As equipes de corrida às vezes usam skidpads para explorar o grip mecânico dos carros, treinando até mesmo sem asas, assim eles podem aperfeiçoar grip mecânico sem a influência dos fatores aerodinâmicos.

Downforce

Trata-se de um impulso para baixo criado pelas características aerodinâmicas de um carro. O objetivo do downforce é permitir que um carro corra mais rápido através de uma curva, aumentando a força vertical sobre os pneus, criando assim mais aderência.

Downforce

Downforce

Hairpin

É uma curva fechada (conhecido popularmente como cotovelo), é uma curva com um ângulo interno muito fechado, tornando-se necessário para um veículo a realizar quase 180º para realizar a trajetória.

Hairpin da pista de Mônaco

Hairpin da pista de Mônaco

Skidpad

Skidpad é uma pista circular usado para testes de um carro testando a aceleração lateral, medida em g (força g).

Skinpad da Goodyear em Marília-SP

Skinpad da Goodyear em Americana-SP

Uma vez definido o ajuste para grip mecânico, então nós podemos afinar a aerodinâmica.

Sobre gilhenrique

Administrador do site, analista de sistemas e entusiastas em mecânica e preparação de veículos automotores.
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