Pneus – Parte 1

O Live for Speed apresenta opções de pneus para diferentes pistas e carros. Escolher um pneu adequado é essencial para uma melhor aderência e condução. Os diferentes compostos disponíveis afetam a aderência e a durabilidade.

Tipo de Pneus

Tipos de Pneus para o XF GTI e XR GT

Escolher o tipo de pneu é bastante simples, basta acessar o menu garagem e selecionar a opção Pneus, para o XF GTI e XR GT contamos com os pneus de Rua Normal, Hibrido e Todo Terreno, onde:

  • Rua Normal – Tem uma boa durabilidade e uma aderência melhor no asfalto.
  • Hibrido – Normalmente são usados em pistas mistas (asfalto e terra), também são usados em pistas molhadas, e tem uma performance menor que o de Rua Normal e maior que o Todo o Terreno no asfalto.
  • Todo Terreno – Pneu para uso na terra, no asfalto não tem uma boa aderência.

Para o Formula BMW FB02 temos três tipos de compostos que variam de Slick R1 (mais macio) ao R3 (mais duro). Os pneus mais macios dão mais aderência, mas tem um desgaste mais rápido e quanto mais duro o pneu menor a aderência e maior a durabilidade.

Tipos de Pneus

Tipos de Pneus para o Formula BMW FB02

As marcas dos pneus em nada afetam os veículos no Live for Speed, então selecione uma marca qualquer. A utilização do pneu mais adequado é dada pela avaliação da temperatura dos mesmos em pista, para visualizar a temperatura dos pneus durante a corrida basta pressionar a tecla F9.

Pressione F9 para acessar informações dos pneus

Pressione F9 para acessar informações dos pneus

Para obter mais aderência é preciso uma combinação de suspensão, tipo e pressão do pneu, com essa combinação é possível melhorar o contato do pneu com a pista, ou seja os pneus terem contato com a pista o máximo possível.

Se a pressão for muito baixa, o centro do pneu não terá tanto contato com a superfície da pista quanto as bandas externas. Se a pressão for muito alta, as bandas externas podem até mesmo não tocar na pista.

Deformidades conforme pressão utilizada

Deformidades conforme pressão utilizada

Observando as temperaturas das bandas do pneu, nós podemos encontrar a pressão ideal; quanto mais alta a pressão, mais duro o centro do pneu trabalhará, e mais alta sua temperatura estará em relação às extremidades do pneu.

Ajuste quando a temperatura central do pneu difere de temperatura exterior;

Um pneu de composto macio quando frio, pode terá temperatura aumentada através da diminuição da pressão, caso a temperatura fique alta, é possível esfriar através do aumento da pressão.

O momento no qual mais se exige o pneu é quando o veículo está numa curva, a parte de fora do pneu é mais exigida, é o momento em que recebe o maior peso do veículo, é quando gera a maior força e calor, mas esse assunto vale um post exclusivo, então vou tratar disso em uma outra postagem, ok?

Em breve vou postar um vídeo mostrando a atuação dos pneus no Live for Speed.

Na próxima parte vamos ver as regulagem do camber, como ela afeta os pneus.

Sobre gilhenrique

Administrador do site, analista de sistemas e entusiastas em mecânica e preparação de veículos automotores.
Esse post foi publicado em Oficina Mecânica e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pneus – Parte 1

  1. Pingback: Pneus – Parte 2 | Live for Speed

Deixe um comentário